
- This event has passed.
Laboratório de Escoamento de Fluidos (LEF da UFRRJ): Desenvolvimento de Novas Tecnologias para Aplicação na Perfuração de Poços de Petróleo
November 30, 2020 @ 1:30 pm - 3:00 pm
Todos gentilmente convidados para o 26o SEMINÁRIO DE CONTROLE LADES-GIMSCOP
Palestrante: Professores Claudia Scheid, Luís Calçada, Marcia Vega e Luiz Meleiro
Link para a apresentação: meet.google.com/ocn-qiix-bzz
Abstract: O Laboratório de Escoamento de Fluidos (LEF) da UFRRJ iniciou suas atividades em junho de 2011. O LEF foi criado para atuar em linhas de pesquisa envolvendo o estudo de problemas relacionados à perfuração de poços de petróleo e gás. Neste contexto, a principal linha de ação do LEF são temas relacionados a pesquisas na área de projeto e preparo de fluidos de perfuração e cimentação com foco na manutenção e controle das propriedades físico-químicas do fluido. Outro tema de interesse é o controle da pressão de fundo de poços com avaliação e propostas de estratégias de controle da pressão em diferentes cenários de perfuração.
Tendo como foco a manutenção das propriedades dos fluidos, o LEF tem desenvolvido pesquisas relacionadas às medidas de propriedades em tempo real, testando, modificando e desenvolvendo sensores para medidas de diferentes propriedades. Como produto, destaca-se o projeto, construção e teste em laboratório e em campo da Unidade Móvel que possibilita a avaliação de inúmeras propriedades de forma on line. Esta unidade já foi testada em sondas de perfuração onshore em campos terrestres na Bahia, tendo demonstrado sua capacidade de medir e acompanhar estas propriedades em tempo real.
O estudo de sensores de medidas em tempo real tem possibilitado a criação de mais linhas de pesquisa. Atualmente, está sendo desenvolvido um sistema inteligente de tomada de decisões capaz de fazer o diagnóstico das propriedades dos fluidos em tempo real. O algoritmo que vem sendo proposto para diagnósticos de problemas durante a perfuração possibilitará avaliar, propor soluções e controlar as propriedades em tempo real.
Outros temas abordados no LEF com destaque e entrega de produtos tecnológicos são a modelagem e simulação dos processos envolvendo a perfuração de poços de petróleo, propondo modelos fenomenológicos, testando métodos numéricos para a solução das equações propostas e na criação de softwares que têm sido implementados nos simuladores da Petrobras. Em apoio às atividades de modelagem, foram construídas inúmeras unidades experimentais em escala piloto com loop de fluidos para testar sensores on line, validar os modelos propostos e as novas metodologias nas inúmeras atividades desenvolvidas.
Com relação ao controle da pressão de fundo de poço, estudam-se técnicas de perfuração convencional/MPD/
Minibiografias: Claudia Miriam Scheid possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990) ,mestrado (1992) e doutorado (1997) pelo Programa de Pós Graduação em Engenharia Química da COPPE/UFRJ. Atualmente é professora Titular da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Ministra aulas na graduação e pós graduação nas disciplinas de mecânica dos fluidos, operações unitárias e fenômenos de transporte. Tem desenvolvido pesquisas na área da perfuração de poços de petróleo e gás, com ênfase na área de escoamento de fluidos de perfuração e cimentação, medidas de propriedades fisico-químicas on line, sedimentação de adensantes, filtração estática e dinâmica, escoamento em meios porosos, e transferência de massa com foco na dissolução de sais.
Luís Américo Calçada é graduado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Uberlândia (1992), tendo feito o quarto ano da graduação na França no Instituto Nacional de Ciências Aplicadas de Lyon. Obteve grau de mestre e doutor em Engenharia Química pela COPPE/UFRJ em 1994 e 1998, respectivamente. No ano de 2009, realizou estágio pós-doutoral na Universidade do Texas em Austin, USA, tendo realizado trabalhos de modelagem e experimental na descrição da filtração e invasão de fluidos de perfuração de poços de petróleo. Atualmente é professor Titular na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), onde ministra disciplinas de graduação e pós-graduação em fenômenos de transporte, termodinâmica aplicada, métodos numéricos e operações unitárias. Nos últimos anos, tem desenvolvido trabalhados experimentais e de modelagem com ênfase em Engenharia de Petróleo tais como a formulação e o estudo do escoamento de fluidos de perfuração e de pastas de cimentação, a filtração e a invasão de fluidos de perfuração, a dissolução de sais da camada de pré-sal e a sedimentação de barita.
Marcia Peixoto Vega Domiciano possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, ministrando aulas na graduação e pós-graduação em: Análise e Controle de Processos, Controle Avançado e Engenharia de Petróleo. Atua principalmente nos seguintes temas: Modelagem, Otimização, Controle de processos, Instrumentação de processos; Inteligência artificial; Técnicas de perfuração MPD (Manage Pressure Drilling) e PMCD (Pressurized Mud Cap Drilling); kick de gás e perda de circulação.
Luiz Augusto da Cruz Meleiro é Engenheiro Químico formado pela UFRRJ, Mestre em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Doutor em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atuou no Departamento de Engenharia Química da Universidade Federal do Paraná entre 2003 e 2007.Transferiu-se para a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro em 2007, onde atualmente é Professor Associado do Departamento de Engenharia Química (meleiro@ufrrj.br) e desenvolve pesquisas principalmente nas áreas de Engenharia Química e Engenharia de Petróleo, com ênfase em Modelagem Matemática, Inteligência Artificial, Controle e Otimização de Processo.